27 setembro 2019

Na manhã de quinta-feira, dia 26 de setembro, aconteceu o II Fórum de Fomento à Implantação da Coleta Seletiva e Destinação Adequada dos Resíduos Sólidos: “Municípios Sustentáveis e Belos”.

O evento teve início às 8h da manhã com a recepção dos participantes, em seguida a abertura e inicio das atividades que contou com a participação das seguintes autoridades:Prefeito Municipal Edaleo Dalla Nora, Fala do Promotor de Justiça da Comarca de Faxinal do Soturno, Exmo Sr. Claudio Estivallet Júnior, Fala da Promotora de Justiça da Comarca de Agudo, Exma. Srª Daniela Raiser. Após, houve relato com a presentação das atividades realizadas pela  EMATER/ASCAR nos Municípios da Quarta Colônia; Também
apresentação do trabalho do Projeto Oikos desenvolvido pela
Fundação Antônio Meneghetti nos Municípios da Quarta Colônia; Explanação da Prof.ª Suzimary Specht, Professora Adjunta no
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Universidade
Federal de Santa Maria, no sentido de sensibilizar os Municípios sobre
a importância da realização da Coleta Seletiva;
Após o intervalo,   o analista ambiental,  representante da FEPAM, Sr. Erni Meinhardt, explanou  sobre a questão do licenciamento ambiental das atividades relacionadas a destinação final de resíduos sólidos, assim, encaminhando ao encerramento o representante
do TCE/RS, Sr. Gontan Flores Júnior, explanou sobre a questão da legalidade dos serviços que abrangem coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos. Ao final do II Fórum cada representante presente falou sobre os temas abordados e já definiram a cidade de Faxinal do Sotunro, como Município que sediará o III Fórum em 2020.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Álvaro do Couto Rampelotto, e sua equipe do Comitê Gestor Municipal, agradecem a participação de todos e a presença das demais autoridades: Prefeitos Municipais de Agudo, Sr. Valério Trebien, de Ivorá, Sr. Ademar Binotto, Representante da Câmara de Vereadores de Nova Palma, Sr. Tiago Cocco Facco, Secretários Municipais de Agricultura do Município de São João do Polêsine, Sr. Jair Giacomine, de Santa Maria, Srª Sandra Rebelato, também aos representantes de secretarias, entidades local e região,  comitês e catadores de Agudo, Nova Palma e Ivorá.