Planejamento e ações da secretaria

PLANOS DE ESTUDO

03 julho 2020

PLANOS DE ESTUDOS 1º ANO

ÁREA DO CONHECIMENTO – LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR LINGUA PORTUGUESA

  • Alfabeto
  • Letra inicial e letra final
  • Correspondência grafema fonema
  • Conhecimento das diversas grafias do alfabeto ( imprensa, cursiva maiúscula e minúscula)
  • Construção do sistema alfabético/ construção da ortografia
  • Segmentar as palavras em sílabas e segmentação das palavras nas frases
  • Leitura, compreensão e interpretação de diversos gêneros textuais (oral e escrita)
  • Introdução ao conhecimento e finalidade de poesias, contos, parlendas, receitas, convites, cartas, trava língua, tirinhas, leitura visual...
  • Construção de frases e iniciação de pequenos textos ( orais e escritos)
  • Introdução dos sinais de pontuação (final, interrogação e exclamação)

 

COMPONENTE CURRICULAR ARTE

 

  • Identificar e apreciar as diferentes formas de arte, valorizando nosso patrimônio cultural
  • Expressão artística através de desenho, colagem, dobradura, modelagem, vídeo... ( fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos)
  • Expressão corporal e oral
  • Exploração sonora ( sons do corpo, materiais diversificados)
  • Diferenciação de sons ( graves, agudos, longos, curtos, fracos e fortes)
  • Arte e tecnologia ( explorar diferentes tecnologias e recursos digitais)

 

COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA

 

  • Brincar, explorando e experimentando seu corpo, conhecendo seu limites e potencialidades
  • Jogos e brincadeiras e atividades corporais simples
  • Atividades físicas propostas com respeito às regras e sem discriminação dos colegas
  • Esquema corporal ( lateralidade, equilíbrio, tempo e espaço...)

 

  • Coordenação motora ampla e fina
  • Brincadeiras de roda e jogos cooperativos

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - MATEMÁTICA

 

  • Lateralidade ( dentro/fora, em cima/embaixo, direita/esquerda, entre/frente/atrás)
  • Quantidade ( igual, diferente, maior e menor)
  • Leitura, escrita e comparação de números naturais até 100
  • Numeral antecessor e sucessor
  • Adição e subtração com unidades e dezenas
  • Resolução e situações problemas
  • Composição e decomposição numérica
  • Figuras geométricas planas ( quadrado, retângulo, circulo e triangulo)
  • Figuras geométricas espaciais ( blocos retangulares, cones, cilindros e esferas)
  • Medidas de comprimento, massa e capacidade
  • Medidas de tempo ( dia/noite, dia da semana, mês, ano (calendário) e horas)
  • Introdução sistema monetário ( reconhecimento de cédulas e moedas)
  • Noção de acaso ( com certeza, talvez e impossível)
  • Tabelas e gráficos simples estabelecendo comparações

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS COMPONENTE CURRÍCULAR - GEOGRAFIA

 

  • Tipos de moradia e modo de vida
  • Regras de convívio em diferentes espaços
  • Espaços públicos em nosso município ( praças, parques, sua infraestrutura, funcionalidade, importância e/ou situações – problema)
  • Diferentes tipos de trabalho
  • Dia e noite ( movimento translação e rotação da terra)
  • Estações do ano
  • Interpretar e se localizar em mapas simples de sua vivência ( mapa da escola, de seu trajeto até a escola, localização de pontos turísticos do município...)

 

COMPONENTE CURRÍCULAR - HISTÓRIA

 

  • Identidade pessoal ( nome, idade, características...)
  • Identidade familiar ( pais, irmãos, avós, primos, tios...)
  • Formas diferentes de organização da família
  • Construção da linha do tempo
  • História e cultura do nosso Município e Estado, valorizando a tradição e os costumes.
  • Descobertas locais da paleontologia

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

  • Partes do corpo humano e suas funções
  • Hábitos de higiene pessoal, alimentar e social
  • Seres vivos ( pessoas, animais e plantas) e sua relação com o meio ambiente
  • Cuidados com o meio ambiente ( lixo, poluição, reciclagem, destruição...)

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - ENSINO RELIGIOSO

 

  • O eu, o outro e o nós - reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade de cada ser ( diferenças pessoais, sociais, culturais e religiosas).

 

PLANOS DE ESTUDOS 2º ANO

ÁREA DO CONHECIMENTO – LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR LINGUA PORTUGUESA

  • Construção do sistema alfabético/ construção da ortografia
  • Usar as diversas grafias do alfabeto ( imprensa, cursiva maiúscula e minúscula)
  • Segmentar as palavras em sílabas e segmentação das palavras nas frases
  • Leitura, compreensão e interpretação com autonomia diversos gêneros textuais (oral e escrita)
  • Construção de frases
  • Planejar e produzir textos de diversos gêneros textuais ( bilhetes, receitas, convites, cartas , tirinhas, leitura visual, relatos...)
  • Finalidades e informações explicitas em textos
  • Sinais de pontuação ( final, interrogação e exclamação)
  • Uso de letra maiúscula e minúscula
  • Ordem alfabética das palavras
  • Masculino e feminino
  • Plural e singular
  • Sinônimo e antônimo das palavras
  • Aumentativo e diminutivo
  • Dificuldades ortográficas
  • Rimas
  • Noções gramaticais de forma contextualizada

 

COMPONENTE CURRICULAR ARTE

 

  • Identificar e apreciar as diferentes formas de arte, valorizando nosso patrimônio cultural
  • Expressão artística através de desenho, colagem, dobradura, modelagem, vídeo... ( fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos)
  • Expressão corporal e oral
  • Exploração sonora ( sons do corpo, materiais diversificados)
  • Diferenciação de sons ( graves, agudos, longos, curtos, fracos e fortes)
  • Arte e tecnologia ( explorar diferentes tecnologias e recursos digitais)

 

COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA

 

  • Brincar, explorando e experimentando seu corpo, conhecendo seu limites e potencialidades
  • Jogos e brincadeiras e atividades corporais simples
  • Atividades físicas propostas com respeito às regras e sem discriminação dos colegas
  • Esquema corporal ( lateralidade, equilíbrio, tempo e espaço...)
  • Coordenação motora ampla e fina
  • Brincadeiras de roda e jogos cooperativos

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - MATEMÁTICA

 

  • Leitura, escrita e comparação de números naturais até 1000
  • Quantidade ( igual, diferente, maior, menor, tem mais, tem menos...)
  • Números pares e ímpares
  • Números ordinais até 20
  • Ordem crescente e decrescente
  • Antecessor e sucessor
  • Dúzia/meia dúzia, dezena/meia dezena e centena/meia centena
  • Composição e decomposição de números naturais até 1000
  • Adição e subtração de unidade, dezenas e centenas com reagrupamento
  • Resolução e situações problemas
  • Construção de sequencias numérica repetitivas e recursivas (2 em 2, 3 em 3, 4 em 4 e 5 em 5)
  • Dobro e triplo
  • Multiplicação (por 2,3,4 e 5)
  • Noção de metade e terça parte ( com material manipulável ou imagens, utilizando estratégias pessoais)
  • Figuras geométricas planas reconhecimento e características ( circulo, quadrado, triângulo e retângulo)
  • Figuras geométricas espaciais reconhecimento e características ( cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera)
  • Medidas de comprimento, massa e capacidade
  • Medidas de tempo ( horas, minutos, intervalo de tempo, calendário e ordenação de datas)
  • Sistema monetário brasileiro ( equivalência de valores entre moedas e cédulas)
  • Tabelas e gráficos estabelecendo comparações

 

  • Probabilidade e estatística em situações cotidianas ( possível, impossível, provável, improvável...)

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS COMPONENTE CURRÍCULAR - GEOGRAFIA

  • O sujeito e seu lugar no mundo ( família, escola e comunidade )
  • Diversidade de hábitos e costumes na comunidade
  • Espaços públicos em nosso município ( praças, parques, sua infraestrutura, funcionalidade, mudanças/permanência, importância e/ou situações – problema)
  • Meios de transporte
  • Meios de comunicação
  • Mundo do trabalho -  profissões e sua importância
  • Origens dos alimentos ( vegetal, animal e mineral)
  • Interpretar e se localizar em mapas de sua vivência ( mapa da escola, de seu trajeto até a escola, localização de pontos turísticos do município...)
  • Recursos naturais: solo e água

 

COMPONENTE CURRÍCULAR - HISTÓRIA

 

  • Eu e o outro ( convivências e interações entre as pessoas)
  • História e cultura do nosso Município e Estado, valorizando a tradição e os costumes
  • Descobertas locais da paleontologia

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

  • Hábitos de higiene pessoal, alimentar e social
  • Meio ambientes - Reciclagem ( identificação e separação de matérias)
  • Plantas ( partes e funções)
  • Animais (doméstico/selvagem)
  • Prevenção de acidentes domésticos
  • Sol como fonte de luz e calor (posição durante o dia, projeção de sombra e radiação)

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - ENSINO RELIGIOSO

 

  • Eu a família e o ambiente de convivência
  • Reconhecer e respeitar a diversidade religiosa da comunidade
  • Símbolos religiosos

 

PLANOS DE ESTUDOS 3º ANO

ÁREA DO CONHECIMENTO – LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR LINGUA PORTUGUESA

  • Leitura , produção e interpretação de textos variados ( narrativas, historias em quadrinhos, poemas, sequência de gravuras, carta ...) orais e escritos
  • Ordem alfabética
  • Ortografia
  • Uso do dicionário
  • Acentuação (agudo, circunflexo e til)
  • Silaba tônica, classificação : oxítona, paroxítona e proparoxítonas
  • Classificação de palavras quanto ao número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba
  • Pontuação (ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos e travessão)
  • Substantivos – gênero, número, grau e coletivo
  • Adjetivos
  • Pronomes – pessoais, possessivos e demonstrativos
  • Verbos - diferenciar verbos de substantivos

 

COMPONENTE CURRICULAR ARTE

 

  • Identificar e apreciar as diferentes formas de arte, valorizando nosso patrimônio cultural
  • Expressão artística através de desenho, colagem, dobradura, modelagem, vídeo, escultura, fotografia... ( fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos)
  • Expressão corporal e oral
  • Identificar sons ( graves, agudos, longos, curtos, fracos e fortes)
  • Exploração sonora ( sons do corpo, materiais diversificados)
  • Dramatização

 

COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA

 

  • Jogos e brincadeiras
  • Atividades físicas propostas com respeito às regras e sem discriminação dos colegas
  • Habilidades motoras de deslocamento e manipulação
  • Esquema corporal

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - MATEMÁTICA

  • Leitura, escrita e comparação de números naturais até 9999
  • Composição e decomposição de numero natural de até 4 ordens
  • Números ordinais até 100
  • Números romanos até 100
  • Sequencia numérica, antecessor e sucessor com e sem escalas
  • Resolução e situações problemas
  • Adição e subtração de unidade, dezenas, centenas e milhar com reagrupamento
  • Multiplicação
  • Divisão ( de um número natural por outro (até 10) com resto igual ou diferente de zero)
  • Ideia de fração
  • Equivalência entre operações distintas ( 20-10 = 40-30 )
  • Figuras geométricas planas    reconhecimento, características e comparação ( circulo, quadrado, triângulo, trapézio, paralelogramo e retângulo)
  • Figuras geométricas espaciais reconhecimento, características e comparação ( cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera)
  • Medidas de tempo e equivalência ( horas, minutos, segundos e intervalo de tempo)
  • Medidas de massa, capacidade e comprimento ( registro, estimativas e comparações)
  • Sistema monetário brasileiro ( troca e comparação entre cédulas e moedas)
  • Probabilidade e estatística em situações cotidianas ( possível, impossível, provável, improvável, maior chance de ocorrência...)
  • Tabelas e gráficos

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS COMPONENTE CURRÍCULAR - GEOGRAFIA

  • Meu município ( localização no mapa, localidades, limites)
  • A cidade e o campo: aproximação e diferenças

 

  • Os diferentes tipos de trabalho e profissões
  • Espaços públicos em nosso município ( praças, parques, sua infraestrutura, funcionalidade, mudanças/permanência, importância                                                                                                                                    e/ou situações – problema)
  • Paisagens naturais e impacto da ação humana sobre elas ( comparar mudanças no clima e vegetação ao longo dos anos)
  • Meio ambiente - Reciclagem ( descarte dos materiais e problemas ambientais)
  • Ciclos e uso da água
  • Noções de pontos cardeais

 

COMPONENTE CURRÍCULAR – HISTÓRIA

 

  • História de nosso município, sua economia, emancipação, locais turísticos, culturais e naturais
  • Diferentes grupos sociais e étnicos que compõem nosso município
  • Eventos que marcaram a formação do nosso município
  • Diversidade de hábitos e costumes nas comunidades quilombolas e indígenas
  • Descobertas locais da paleontologia

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Sons ( sons do dia a dia)
  • Luz ( efeito da luz sobre os corpos)
  • Solo ( comparar diferentes tipos de solo, utilização...)
  • Hábitos de higiene pessoal, alimentar e social
  • Animais (locomoção, alimentação, reprodução, respiração e classificação)
  • Planeta Terra ( movimentos, astros e representação)

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - ENSINO RELIGIOSO

 

  • Reconhecer e respeitar a diversidade religiosa da comunidade
  • Espaços, práticas, símbolos, indumentária religiosa

 

PLANOS DE ESTUDOS 4º ANO

ÁREA DO CONHECIMENTO – LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR LINGUA PORTUGUESA

  • Leitura , produção e interpretação de textos variados ( narrativas, historias em quadrinhos, poemas, sequência de gravuras, boletos, carnês, bulas, carta ...) orais e escritos. Discurso direto/indireto; informações explícitas/implícitas
  • Organização e forma do texto
  • Ortografia
  • Uso do dicionário
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Antônimo e sinônimo
  • Flexão do substantivo em grau, número e gênero
  • Substantivos: próprio, comum e coletivo
  • Adjetivos
  • Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e de tratamento
  • Concordância verbal e nominal
  • Verbos e tempos verbais (passado, presente e futuro)

 

COMPONENTE CURRICULAR ARTE

 

  • Identificar e apreciar as diferentes formas de arte, valorizando nosso patrimônio cultural
  • Expressão artística através de desenho, colagem, dobradura, modelagem, vídeo, escultura, fotografia... ( fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos)
  • Expressão corporal e oral
  • Identificar sons ( graves, agudos, longos, curtos, fracos e fortes)
  • Exploração sonora ( sons do corpo, materiais diversificados)
  • Dramatização

 

COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA

 

  • Jogos e brincadeiras
  • Atividades físicas propostas com respeito às regras e sem discriminação dos colegas
  • Habilidades motoras de deslocamento e manipulação
  • Esquema corporal

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - MATEMÁTICA

  • Leitura, escrita e comparação de números naturais até 99999
  • Composição e decomposição de número natural de até 5 ordens
  • Sequencia numérica, antecessor e sucessor com e sem escalas,
  • Números pares e ímpares
  • Números romanos ( revisão 1 até 100 e maiores que 100)
  • Resolução e situações problemas
  • Adição e subtração de unidade, dezenas, centenas, milhar e dezena de milhar com reagrupamento
  • Multiplicação com multiplicador composto por 2 algarismos
  • Divisão com divisor composto por dois algarismos
  • Números Racionais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100), com apoio da reta numérica, associado também com o sistema monetário brasileiro
  • Operação inversa – Prova Real
  • Expressões numéricas simples e expressões com valor desconhecido
  • Números múltiplos
  • Ponto de referência: direção, sentido
  • Segmentação de reta, reta e semirreta
  • Figuras geométricas espaciais ( prismas e pirâmides )
  • Ângulos retos e não retos em figuras poligonais ( uso de dobradura)
  • Medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo
  • Área e perímetro das figuras geométricas planas ( medir, comparar e estimar com base em desenhos em malha quadriculada)
  • Medidas de temperatura ( grau celsius)
  • Sistema monetário brasileiro ( compra, venda, desconto, troco e formas de pagamento)
  • Probabilidade e estatística em situações cotidianas ( possível, impossível, provável, improvável, maior chance de ocorrência...)
  • Tabelas e gráficos simples e de dupla entrada

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS COMPONENTE CURRÍCULAR - GEOGRAFIA

  • O município e suas paisagens ( vegetação, relevo e hidrografia)
  • O município: bairros, localidades e limites
  • Poder Público Municipal – Legislativo e Executivo
  • Pontos cardeais ( localização a partir de um ponto de referência)
  • O município, espaço rural e urbano – (características, interdependência, fluxo, produção, economia...)
  • Transformações da matéria prima
  • Espaços públicos em nosso município ( pontos turísticos, praças, parques, sua infraestrutura, funcionalidade, mudanças/permanência, importância e/ou situações – problema)
  • Localização do município no Estado e País

 

COMPONENTE CURRÍCULAR – HISTÓRIA

 

  • A ação humana no tempo e espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria...
  • Diversidade de hábitos e costumes nas comunidades quilombolas e indígenas
  • Processo de formação e evolução do Município
  • População do Município ( comparar índices)
  • Transformações e permanências do Município
  • Imigração
  • Cultura e folclore do Município e Estado
  • Símbolos nacionais, estaduais e municipais
  • Descobertas locais da paleontologia

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

  • Seres vivos microscópicos
  • Prevenção e transmissão de doenças
  • Matéria e energia - transformações reversíveis e não reversíveis
  • Transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições ( aquecimento, resfriamento, luz e umidade...)

 

  • Estados físicos da água
  • Cadeias alimentares simples
  • Energia solar
  • Plantas ( partes, funções e fotossíntese)
  • Coleta /seleção de resíduos e tratamentos de água e esgoto
  • Planeta Terra ( movimentos, astros e representação)
  • Fases da lua e sua influência nas plantações

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - ENSINO RELIGIOSO

 

  • Reconhecer e respeitar a diversidade religiosa da comunidade
  • Espaços, práticas, símbolos, indumentária religiosa

 

PLANOS DE ESTUDOS 5º ANO

ÁREA DO CONHECIMENTO – LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR LINGUA PORTUGUESA

  • Leitura , produção e interpretação de textos variados ( narrativas, historias em quadrinhos, poemas, sequência de gravuras, boletos, carnês, bulas, carta, regras de jogos, anedotas, cartuns, reportagens ...) orais e escritos. Discurso direto/indireto; informações explícitas/implícitas
  • Caráter polissêmico das palavras ( sentido das palavras no texto)
  • Silaba tônica e acentuação
  • Pontuação: vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, reticências, aspas, parênteses
  • Verbos e tempos verbais
  • Concordância verbal e nominal
  • Conjunções ( identificar as relações que estabelecem entre as partes do texto)
  • Substantivo ( simples/composto, primitivo/derivado)
  • Ortografia
  • Sujeito e predicado
  • Formação de palavras a partir de prefixo e sufixos

 

COMPONENTE CURRICULAR ARTE

 

  • Identificar e apreciar as diferentes formas de arte, valorizando nosso patrimônio cultural
  • Expressão artística através de desenho, colagem, dobradura, modelagem, vídeo, escultura, fotografia... ( fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos)
  • Expressão corporal e oral
  • Identificar sons ( graves, agudos, longos, curtos, fracos e fortes)
  • Exploração sonora ( sons do corpo, materiais diversificados)
  • Dramatização

 

COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA

 

  • Jogos e brincadeiras
  • Atividades físicas propostas com respeito às regras e sem discriminação dos colegas
  • Habilidades motoras de deslocamento e manipulação
  • Esquema corporal

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - MATEMÁTICA

 

  • Leitura, escrita e comparação de números naturais até 999999
  • Composição e decomposição de número natural de até 6 ordens
  • Sequência numérica, antecessor e sucessor com e sem escalas
  • Resolução e situações problemas
  • Adição e subtração de unidade, dezenas, centenas, milhar, dezena e centena de milhar com reagrupamento
  • Frações mistas e equivalentes
  • Adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes
  • Transformação de frações em números decimais e vice-versa
  • Cálculos com números decimais ( adição, subtração, multiplicação e divisão)
  • Porcentagem ( 10%, 25%, 50%, 75% e 100%)
  • Expressões numérica ( adição, subtração, multiplicação e divisão)
  • Localização e deslocamento ( coordenadas, pares ordenados)
  • Geometria plana – ângulos, vértices, ampliação e redução de figuras
  • Geometria espacial – reconhecimento, representação e características
  • Medidas de comprimento, massa, tempo, temperatura e capacidade
  • Área e perímetro de figuras - investigar, analisar, comparar e concluir relações
  • Noções de volume
  • Probabilidade e estatística
  • Gráfico e tabelas – interpretação e representação em diferentes gráficos e tabelas

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS

 

COMPONENTE CURRÍCULAR - GEOGRAFIA

 

  • Planeta Terra ( movimentos, astros e representação)
  • Pontos cardeais e colaterais
  • Orientação e localização por meio de paralelos e meridianos
  • Escala de mapas
  • Localização do município no Estado e País
  • Espaços públicos em nosso município ( pontos turísticos, praças, parques, sua infraestrutura, funcionalidade, mudanças/permanência, importância e/ou situações – problema)
  • As regiões brasileiras – ênfase na região sul
  • Rio grande do Sul – parte da região sul do Brasil
  • Contraste das regiões brasileiras
  • Identificar o espaço geográfico do Rio grande do Sul, no Brasil, na América e no mundo
  • Localização e limites do Rio Grande do Sul
  • Aspectos físicos do Rio Grande do Sul ( relevo, hidrografia, clima e vegetação)
  • Recursos naturais do Rio Grande do Sul ( extrativismo vegetal, mineral e animal)
  • Aspectos econômicos do Rio Grande do Sul ( atividades econômicas, indústria e comércio)
  • Identificar e comparar transformações dos meios de transportes e comunicação
  • População: como contar, características, migrações...
  • As diferentes fontes de energia ( produção e impactos )

 

COMPONENTE CURRÍCULAR – HISTÓRIA

 

  • A importância da história e as diferentes linguagens e tecnologias com o passar dos tempos
  • A ação humana no tempo e espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria...
  • Diversidade de hábitos e costumes nas comunidades quilombolas e indígenas
  • Processo de formação e organização do Estado
  • Reconhecer os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e sua influência
  • Povoamento do Rio Grande do Sul
  • Imigração e sua influência
  • O que são impostos e tributos

 

  • Cidadania e direitos humanos
  • Patrimônios materiais e imateriais da humanidade
  • Cultura e folclore do Estado
  • Símbolos nacionais, estaduais e municipais
  • Descobertas locais da paleontologia

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

  • Ciclo da água
  • Formas de captação, de armazenamento e de tratamento da água
  • Corpo humano

-Sistema digestivo Sistema respiratório

  • Circulação
  • Excreção
  • alimentação equilibrada
  • função e classificação dos alimentos
  • pirâmide alimentar
  • Constelações e mapas
  • Propriedades dos materiais (densidade, condutibilidade térmica e elétrica, concepção magnética e mecânica,.............................................................................................................................................. )
  • Materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo

 

ÁREA DO CONHECIMENTO - ENSINO RELIGIOSO

 

  • Reconhecer e respeitar a diversidade religiosa da comunidade
  • Espaços, práticas, símbolos, indumentária religiosa
03 julho 2020

PROJETO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE DONA FRANCISCA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A proposta de “Atividades não Presenciais”, numa perspectiva de Educação Patrimonial, partiu de inciativa do trabalho conjunto entre um projeto da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM) e as Secretarias de Educação dos Municípios do CONDESUS-Quarta Colônia, vinculada ao Projeto Geoparque Quarta Colônia.

1ª ETAPA: Planejamento e Ações (não presenciais)

1ª ATIVIDADE – Projeto os Encantos do meu Município (Junho e Julho)

Com o intuito de despertar em nossas crianças a importância do turismo e do turista, bem como a valorização do nosso Patrimônio Histórico-Cultural-Humanístico, buscamos desenvolver O Projeto “ Os encantos do meu Município”, na rede municipal de Ensino durante os meses de junho e julho do corrente ano.

Também são objetivos desse projeto despertar ou ampliar os conhecimentos sobre a cultura do município, valorizar a herança social e cultural desde a infância, perceber através do estudo da história as dimensões do tempo: passado, presente e futuro e a relação que eles tem com os acontecimentos atuais.

Baseado nos objetivos, os alunos da Educação Infantil – Pré A e Pré B e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental retratarão um Ponto Turístico do nosso município através de expressão artística (desenho, escultura, maquete, modelagem, tela, etc)

Já os alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental retratarão um ponto turístico do nosso município com uma produção textual de livre gênero (pesquisa, dissertação, entrevista, poesia, acróstico, etc.

2ª ATIVIDADE: (Agosto) – Dona Francisca e eu

            Pesquisar e escrever a história de sua família dentro de Dona Francisca, descrevendo costumes, o que passa através das gerações, se em casa guardam objetos desta história da família ou da cidade, receitas culinárias baseadas na etnia de suas famílias,  remédios caseiros, trabalhos de artesanato, religiosidade, músicas, etc. Incentivar a demonstração, como fotos e outras imagens.

            Resgatar e valorizar a sua história familiar atrelada ao nosso Município, buscando  lembranças, narrativas familiares, histórico e vivências.

Sugestões:

-Construção da Árvore Genealógica

-Desenhos;

-Fazer Entrevistas;

-Relatos;

-Produção de textos;

-Produção de vídeos

-Uso de imagens/fotos, desenhos, objetos antigos e familiares.

2º ETAPA: (para o período presencial)

a) Organização e apresentação do material produzido;

b) Exposição do material na Mostra Pedagógica da Escola.

c) Todo o material produzido ficará guardado em acervo na Escola, com o fim de criar um arquivo histórico escolar (para ser enviado futuramente ao arquivo histórico municipal).

d) Produção de um relatório básico  e avaliativo sobre a realização desta proposta

3ª ETAPA:  (transcorrer do processo)

  1. Poderão selecionar trabalhos que se destaquem dentre os demais para serem expostos no Paleo Dia promovido pela UFSM/Cappa/Geoparque e Condesus Quarta Colônia
  2. Poderão selecionar trabalho e inserir/divulgar na página web da Secretaria de Educação e/ou na página do Condesus e/ou na página da UFSM/Geoparque
  3. Relatos doamento das atividades junto a Página da Prefeitura Municipal, inserida na aba Patrimônio Histórico.