Notícias

MAIS DE 25.000 PESSOAS PRESTIGIARAM A 40ª SEMANA DO MUNICÍPIO DE DONA FRANCISCA

22 julho 2022

De 09 à 17 de julho de 2022, aconteceu a 40ª Semana do Município de Dona Francisca. O evento fez parte do calendário em comemoração aos 57 anos de emancipação política administrativa do município e estima-se que durante a semana, Dona Francisca recebeu um público de aproximadamente 25000 pessoas.

O Evento foi uma realização da administração Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dona Francisca, com patrocínio do Banrisul, Sicredi e Camnpal.

O início se deu na sexta-feira dia 9, em frente à Igreja Matriz, com a solenidade de abertura da 40ª Semana do Município, que contou com as presenças, do Prefeito Municipal Olavo José Cassol,  Primeira Dama Caroline Prochnow, Vice-prefeita Marizanda Gripa Schio, Reverendo Laurindo Zen, secretários municipais, vereadores, soberanas 2021, servidores, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dona Francisca, munícipes, alunos e professores do município.  

Durante toda a semana foram realizadas apresentações artísticas, a abertura da 33ª Feira Agro Industrial, Produtos Coloniais, Artesanato e Gastronomia, jogos esportivos e almoços festivos.

Confira o que rolou durante a 40ª Semana do Município de Dona Francisca:

Logo após a abertura oficial da Semana, aconteceu o 3º Torneio Regional entre Escolinhas de Futsal, no Ginásio Cinquentenário, e na sequência, no Parque Histórico Municipal, a festa ficou com o Som Automotivo-PIRASOM e a principal atração: Show Nacional com Paula Machado e Banda.

No domingo dia 10, pela manhã, Missa e almoço festivo, na Comunidade do Trombudo e Mateada com o Grupo Vaneraço, em frente a Igreja Matriz.

Na Segunda dia 11, no Ginásio Cinquentenário, aconteceu a 23ª Interseleções de Futsal Feminino, os times femininos participantes foram dos municípios de Dona Francisca, Restinga, Pinhal, Agudo, Nova Palma, Faxinal e Paraíso do sul. O primeiro Lugar ficou com o time feminino de Dona Francisca e o segundo Lugar com o time feminino de Nova Palma.

Na Terça dia 12, no Ginásio Cinquentenário, aconteceu a Noite da Cultura, uma noite cultural que mostrou as etnias existentes no município, com muita arte e encanto, emocionou a comunidade Francisquense e visitantes. Uma homenagem foi prestada a "garota propaganda", ela que abrilhantou o folder e o outdoor da 40ª Semana do Município, a sra Placídia Simonetti Segabinazzi, de 96 anos.  A etnia Portuguesa foi representada pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, participaram a EMEF Antonio Luiz Barchet, EMEF Tiradentes e EMEI Dente de Leite, a etnia Alemã foi representada pela Escola estadual Maria Ilha Baich, a etnia Afrodescendente foi representada pela Associação Quilombola Acácio Flores e a etnia Italiana foi representada pela Societá Italiana de Dona Francisca.

Na quarta dia 13, das 13h às 16h, no Clube Franciscano, aconteceu a 3ª Atualização em Manejo da Cultura do Arroz Irrigado, promovido pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Camnpal, EMATER e IRGA, ciclo de palestras ministradas pelos Engenheiros Agrônomos: Leandro Souza da Silva, Danielle Almeida, Paulo Mazzoni e Marlon Scursone. Durante a noite, na Comunidade Evangélica do Formoso, aconteceu o Jantar Típico Alemão.

Na quinta dia 14, no Ginásio do Pinheirão, na Comunidade da Linha Grande, aconteceu o Torneio de Futsal Intercomunidades de Veteranos.

Na sexta dia 15, no Parque Histórico Municipal, aconteceu o torneio de “Três-sete”, foram 24 duplas competidoras, Dupla Campeã foram o Luiz Spanavello e Mauro Roggia de Faxinal do Soturno e Vice Cleber Reck e Vilson Leonardi.

A tarde aconteceu a solenidade de Abertura da 33ª Feira Agro Industrial, Produtos Coloniais, Artesanato e Gastronomia, que contou com 30 expositores locais e mais de 50 expositores da região.

A noite teve recorde de público no Jantar Típico Italiano, Show do Humorista Badin e Banda ArtBiss, no Ginásio Cinquentenário, além da gastronomia típica Italiana, o público se divertiu com show de humor e brincadeiras e puderam curtir o som da banda mais querida do Bailão.

No Sábado dia 16, ao meio dia, no Parque Histórico Municipal, aconteceu o Risoto das Comunidades, momento gastronômico tradicional de Dona Francisca, onde todas as Comunidades do Interior se unem e realizam a todo município e região um delicioso risoto.

A tarde no Salão Paroquial foi servido o café colonial, realizado pela Secretaria de Assistência Social, Gabinete da Primeira Dama e da Vice- Prefeita. O Café Colonial contou com uma ótima equipe de voluntários que foram fundamentais para que pudessem dar conta da demanda de público.

A noite no Parque histórico Municipal, o público acompanhou o som do Sertanejo Marcel Knak e banda e da banda Doce Desejo, que deixaram o pavilhão lotado.

Houve ainda no Clube Franciscano, a escolha das Soberanas 2022 do Município de Dona Francisca, onde 7 belíssimas meninas disputaram o título de Rainha e Princesas do município, ficando o título de Rainha para Lauren Silva da Rosa de 16 anos, 1ª Princesa para Camile Barbieri  de 20 anos e 2ª Princesa para Eduarda Andriotti Balduíno de 17 anos. Após a escolha o baile ficou com a animação da Sax Banda Show até às 5h da madrugada.

No último dia das comemorações, no domingo 17 e também o dia do aniversário da Cidade, as 6h, em frente à Igreja Matriz, houve a Alvorada Festiva em comemoração aos 57 anos do Município, o toque de alvorada foi realizado pelo senhor Ciro Sthal, teve também fogos pirotécnicos e badaladas do sino da igreja.

Ainda pela manhã aconteceu, na Igreja Matriz, a Missa de Ação de Graças em Comemoração ao aniversário, que contou com a presença de autoridades e munícipes.

Ao meio dia Almoço Festivo, no ginásio cinquentenário, organizado pelo Conselho Paroquial, que contou com um cardápio espetacular típico da região.

Durante a tarde a feira no Parque Histórico Municipal recebeu muitos visitantes e o grande público prestigiou os shows da Banda Rosa’s da Cantora Glê Duran e Banda, encerrando assim as festividades da 40ª Semana do Municipio de Dona Francisca em comemoração aos 57 anos do Município.