Defesa Civil alerta: Aumento do Nível do Rio Jacuí nas próximas horas

13 setembro 2023

⚠️ COMUNICADO ⚠️

A Administração Municipal de Dona Francisca, através da Defesa Civil Municipal, tem acompanhado as informações meteorológicas, indicando um aumento no nível do Rio Jacuí e a precipitação volumétrica das chuvas nas próximas horas.

Na última semana, a Usina Hidrelétrica Dona Francisca, em 08 de setembro, teve-se um pico de vazão de 2200 m³/s. Já, hoje 13 de setembro, com as informações das 14:00, estava em 2034 m³/s, e, conforme as projeções da Usina, o pico será entre às 19:00 e 20:00, onde a vazão poderá chegar a cerca de 2800 m³/s.

Sendo a segurança de população a nossa principal prioridade, é muito importante que todos estejam preparados e alertas.

Já houvera equipes em pontos ribeirinhos monitorando a situação.
Portanto, segue as seguintes informações: ????????

???? Recomenda-se que os moradores das áreas de risco ou próximas, principalmente aos redores Rio Jacuí, estejam alertas e preparados para uma possível evacuação e prontos para seguir as orientações das autoridades locais, como a Defesa Civil e Brigada Militar.

???? Em caso de perigo iminente, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil, Brigada Militar ou a Prefeitura de Dona Francisca. Estamos para ajudar e coordenar os esforços de resgate, se necessário.

???? Fique atualizado sobre a situação atual por meio dos canais OFICIAIS da Prefeitura e da Defesa Civil. Estaremos fornecendo informações regulares sobre a situação climática e as medidas de segurança a serem tomadas.

A Defesa Civil Municipal da Prefeitura Municipal de Dona Francisca e a Defesa Civil estadual estão mobilizadas para enfrentar essa situação crítica e garantir a segurança de todos. Pedimos a colaboração de cada morador para que esteja atento durante este período de alerta.

Continuaremos monitorando de perto os desenvolvimentos da situação e forneceremos informações atualizadas à medida que estiverem disponíveis.

➡️ A segurança e o bem-estar de nossa comunidade são nossa principal preocupação, e trabalharemos incansavelmente para proteger a todos.

CONTATO PARA SOLICITAR AJUDA: (55) 99218-6728

#donafrancisca #defesacivil #riojacui