COMEMORAÇÃO DOS 55 ANOS DO MUNICÍPIO

2020, um ano atípico para comemorar Dona Francisca

21 julho 2020

O ano de 2020 é marcado mundialmente pelo Covid 19. Infelizmente a pandemia também nos afeta e nos impede de viver como de costume os tradicionais festejos que marcam o dia 17 de julho, dia da Emancipação Político Administrativo de Dona Francisca. Foi com o objetivo de não deixar passar em branco o que seria a “ 38ª Semana do Município”, tempo de festejar e reviver Dona Francisca quando completa 55 anos, que a Administração Municipal se reinventou para tornar possível reviver nossa história, nossa gente, nosso jeito de ser e fazer, bem como, os momentos que guardamos em nossos corações. Fazendo uso das redes sociais, mídias escritas e faladas conseguiram chegar perto de todos os munícipes, bem como, dos que amam o povo franciscano e essa terra querida.

Os festejos se restringiram ao dia 17 e iniciaram às 06:00 horas da manhã, quando culturalmente o povo franciscano acorda com a tradicional alvorada festiva, momento em que acontece a queima de fogos e o repicar dos sinos da Igreja Matriz São José. Às 08h00min horas, através do Programa “A Região é Notícia da Rádio São Roque”, aconteceu o Especial Dona Francisca 55 anos, no Gabinete do Prefeito com convidados. Participaram presencialmente os prefeitos Edaleu Dalla Nora e o ex prefeito Saul Antonio Dal Forno Reck. Representando o ex prefeito Obaldino Benjamin Tessele, seu filho Cláudio Tessele. Ainda presentes, os Secretários Municipais da Cultura, Obras, Finanças, Rosa Christina Kittel, Eloi Sari , Maiquel Radatz,  Também o Poder Legislativo, representado pela Presidente Eliane Hoppe. Ainda tivemos a oportunidade de receber  mensagens enviadas pelos ex prefeitos: Mauri Moisés Tessele Mezzomo, Carlos Alberto Menezes Vargas e da ex Primeira Dama Adriana Goltz, representando o prefeito Carlos Albino Martini, in memoriam. O ex prefeito Valídio José Cassol participou ao vivo através de ligação telefônica. Muitos momentos importantes foram revividos e muitas dedicatórias carinhosas foram recebidas. Através da participação do Dr. Nereu Mezzomo, foi possível reviver o início das Semanas do Município, visto ser ele o idealizador dos festejos. Também com seu irmão Irineu Mezzomo, “Maneco”, criador da letra da música “Canto a Dona Francisca”, gravado por Jorge Dorneles, revivemos esse grande presente recebido, entre tantas outras lembranças. Encerrando essa atividade, o Pe. Élvin Limberguer, via telefone, parabenizou e abençoou o povo franciscano.

A Paróquia São José, promoveu a venda do saboroso risoto franciscano, que podia ser acompanhado de galeto e maionese. Desta forma também se manteve acesa a tradição gastronômica da cidade.

Durante a tarde as programações reiniciaram às 14:00 horas, com Live da Rádio Integração, diretamente da Secretaria de Cultura, no Parque Histórico Municipal Obaldino Benjamin Tessele, com convidados e membros da comunidade que deram os parabéns a Dona Francisca, reviveram momentos e enalteceram a terra querida. Tivemos várias participações ,Edaleo Dalla Nora, Claudemir José Piccin, Ricardo Zimmer,  Jeane Leonardi, Lisane Hineraski, Ery Rampelotto, Túlio Tronco, Ivan Paulo Leal, Ivanir Dalla Nora, Eliane Giuliani Hoppe, Saul Antonio Dal Forno Reck, Laura Hermes, Nilza Fiss, Anderson Baú, Elói Sari, Rosa Christina  Kittel e Maiquel Andrei Raddatz. O “artista da terra, Vilson Leonardi, também esteve presente cantando e tocando para o povo franciscano. Esse momento foi encerrado com a participação do Pastor Valcenir Costa, da Igreja do Evangelho Quadrangular e do Pároco da Igreja Católica, Élvin Limberguer que proferiram mensagens e bênçãos ao povo franciscano e para Dona Francisca.

Às 17:00 horas, aconteceu uma carreata dos 55 Anos de Dona Francisca, que saiu do Parque Histórico Municipal Obaldino Benjamin Tessele, percorrendo bairros e centro da cidade até a frente da Igreja Matriz São José. Um momento de alegria e descontração, onde todos os participantes respeitaram as medidas restritivas em função do Covid 19 e com carros decorados com as cores do município, azul, amarela e branca, acaloraram seu amor por Dona Francisca.

Um momento especial também foi a Missa de Ação de Graças aos 55 Anos de Dona Francisca na Igreja Matriz São José, que aconteceu às 18 horas, que contou com a animação de um coral formado pelo regente José Paulo Roratto e a cantora convidada Stela Dotto, além de alguns membros do Coral Vozes dos Vale: Odair Mann, Jailson Streck e Eva Barichello.  As Garota e Princesa do Município, Ana Carolina Schösser e Vitória Waholtz e a Rainha da 3ª Idade, Nairdes Tessele, abrilhantaram o momento de fé. Presentes ainda demais autoridades municipais e comunidade em geral. Após, o show de fogos de artifício encerrou com chave de ouro os festejos.

A Administração Municipal parabeniza todos os Prefeitos, Primeiras Damas, Funcionários Municipais, Poder Legislativo, Comerciantes, Agricultores, Padres e Pastores, Comunidade de Dona Francisca em geral,   pela dedicação, pelo amor e carinho, pelo trabalho, esperança e realizações que ao longo do tempo foram depositadas em cada ação que tornaram Dona Francisca um lugar especial para viver.

Prefeitura Municipal de  Dona Francisca.