CISTERNAS

28 outubro 2022

Prefeitura abre inscrições para produtores interessados em receber cisternas

A Prefeitura de Dona Francisca, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Emater/Ascar, estão recebendo inscrições para o Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS Cisternas.

O objetivo é proporcionar a instalação de três cisternas de água com capacidade de 60.000 litros, com escavação, revestimento e cobertura de geomembrana, previamente dimensionados, por propriedade. A contrapartida do produtor é a aquisição e instalação de calhas e canos para a captação e condução da água da chuva, até a cisterna.

Mais sobre as inscrições:

As inscrições estão abertas no Escritório da EMATER/ASCAR-RS do município até o dia 01 de novembro.
O produtor deve possuir DAP atualizada, no momento da inscrição, bem como os documentos pessoais e do cônjuge (quando casado), além de documento do imóvel com validade de 2 anos.
No momento da inscrição, o produtor deverá declarar a cultura a ser irrigada, bem como possuir telhado com área mínima de 100m².

A ação tem como objetivo principal o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural, para que desta forma, seja possível minimizar os recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no estado.

Irriga + RS Cisternas

A previsão é de instalação de 819 cisternas de 60 mil litros, no valor de R$ 17,2 milhões. Cada município será beneficiado com a construção de três estruturas. O valor total está limitado a R$ 21.066,07 por cada cisterna construída, sendo R$ 734,40 o teto para custos referentes ao serviço de escavação/hora-máquina e R$ 20.331,67 o teto para a instalação de cada reservatório revestido com geomembrana. A SEAPDR destaca que aqueles municípios que ultrapassarem os valores destinados por beneficiário deverão aportar a diferença a título de contrapartida.

A instalação das cisternas ocorrerá por meio de convênios entre municípios e Estado para viabilizar o repasse de recursos. Desta forma, caberá à municipalidade a contratação de empresas que apresentem condições de entregar os reservatórios devidamente instalados nas propriedades que serão selecionadas.