Notícias

Ato cívico, em comemoração aos 66 anos da Escola Estadual Maria Ilha Baisch MIB

07 março 2023

Na manhã desta terça-feira dia 07 de março de 2023, o Prefeito Municipal: Olavo José Cassol, participou de ato cívico, em comemoração aos 66 anos da Escola Estadual Maria Ilha Baisch MIB.

A História da Escola Maria Ilha Baisch

Iniciou-se em 7 de Março de 1967, sob a denominação de “Escolas Reunidas", que funcionavam com turmas de 1ª a 5ª séries. Sabe-se que primeiramente as Escolas Reunidas funcionavam em um prédio de madeira situado próximo ao antigo Posto Latino, sendo, posteriormente, transferida para o atual Centro Administrativo.
Em 1969, as Escolas Reunidas, passam a se chamar Grupo Escolar Maria Ilha Baisch (GEMIB).
Em 1973 foi autorizado o funcionamento das turmas da 6ª e 7ª séries, no GEMIB, sendo atendidas no prédio do Ginásio Manoel José Gonçalves Mostardeiro, de caráter particular.
No ano de 1975, cria-se a Escola de 2° Grau, que também funcionava no prédio do Ginásio Mostardeiro. Em 1976 cessam as atividades do Ginásio Mostardeiro, acontecendo uma "estadualização": Os anos ginasiais foram transferidos para as séries da Escola Estadual.
Cabe ressaltar que, entre 1975 e 1976, no prédio do Ginásio Mostardeiro, funcionavam três instituições: Séries do GEMIB, Séries de 2° Grau Guilherme Barchet e as próprias séries do Ginásio. Imagina-se o "trabalho" das secretarias para organizar a vida funcional das três escolas, que também compartilhavam seus professores.
No ano de 1976, ocorre permuta do prédio do GEMIB, de propriedade do Estado, pelo Prédio do Ginásio Mostardeiro, de propriedade do Municipio: O Prédio do atual Centro Administrativo passa a ser do Município e o Ginásio passa a ser do Estado. 
Em 1979, unifica-se o GEMIB e a Escola Estadual de 1° e 2º Graus Maria Ilha Baisch, e em 2000, atendendo à Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional a Escola passa a se chamar Escola Estadual de Ensino Médio Maria Ilha Baisch.

Atualmente a escola conta com 30 professores, 8 funcionários e 325 alunos.