Cras

Grupo de saúde mental "Entre Nós" continua no ano de 2017

CRAS de Dona Francisca realiza grupo de Saúde Mental

O CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, de Dona Francisca reiniciou nesta terça-feira, 14 de fevereiro de 2017, encontro com o grupo de Saúde Mental coordenado pela psicóloga, Natacha Mezzomo, junto à sala de cursos do CRAS.

O grupo tem por objetivo dialogar sobre os seus problemas: ansiedades, angústias ou tristezas. A fim de buscar auxílio em exemplos de vida dos seus colegas e aconselhamento com a psicóloga.

“Desabafar alivia a mente e ouvir palavras de aconselhamento simplifica os problemas”.  Diz a psicóloga, Natacha Mezzomo.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) convida a todos os Franciscanos que desejam participar do grupo de Saúde Mental a comparecerem junto à sala de cursos do CRAS, todas as terças-feiras das 14h às 15h30. Lembrando que o atendimento é gratuito.

Telefone para contato: 3268-1633

Maiores informações com Delaine Rodrigues (Coordenadora do CRAS).

Para refletir:

“...Porque a vida é fugas, tão veloz, tão passageira. A gente sofre demais por bobagens, por besteira. Tudo um dia se desfaz, mesmo que se queira ou não. Importa é viver em paz, pois quando olhamos para trás lá se foi a vida inteira”.

Ensaio Fotográfico - Grupo Gestantes

O primeiro ensaio fotográfico do "Grupo de Gestantes" coordenado pelo PIM (Primeira Infância Melhor) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Prefeitura Municipal de Dona Francisca foi realizado no dia 18 de abril. 

Cada gestante, participante do grupo, ganha ao final de sua gestação um book fotográfico como lembrança, eternizando e registrando esse momento mágico e único na vida de uma mulher.

A equipe do Cras e Pim agradece as colaboradoras Nara Alves Costa (fotógrafa) e Grasi Marzari (maquiadora e cabelereira) por se disponibilizarem voluntariamente a ajudar na concretização desse trabalho tão especial.

Cras inicia Grupo com Gestantes de Dona Francisca

Grupo com gestantes

Desde o dia 17 de março, um grupo de gestantes está se reunindo junto à sala de cursos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Dona Francisca. 

Os encontros são conduzidos pela psicóloga do CRAS, Natacha Mezzomo, juntamente com o PIM (Primeira Infância Melhor), tendo como objetivo a integração das futuras mães através de atividades como: bate-papo, dinâmicas, confecções de artesanatos (lembrancinhas para o nascimento do bebê), vídeos informativos e palestras. 

As gestantes dizem estar gostando muito, porque conversam, interagem e adquirem conhecimentos umas com as outras.

Os encontros são realizados nas sextas-feiras, sendo encontros quinzenais, com duração aproximada de duas a três horas. Gestantes interessadas devem entrar em contato com o CRAS ou PIM de Dona Francisca ou pelo telefone: (55) 3268-1633.

Grupo de Gestantes confecciona Lembrancinhas

Durante os encontros, as gestantes além de participarem como ouvintes de palestras e conversas também fazem a confecção de lembrançinhas para maternidade entre outras com a finalidade de estimular seu lado criativo e materno que está sendo gerado. 

OFICINA DE SACOLAS RETORNÁVEIS

Iniciou nessa terça feira dia 04 de agosto nas dependências do Cras, confira as fotos de como está sendo desenvolvida a oficina!

Primeiro encontro Grupo de Gestantes Dona Francisca

V CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Convidamos a todos os Munícipes de Dona Francisca e região, para participar da V Conferência Municipal da Assistência Social. Desde já agradecemos sua presença.

Encontros do Grupo de saúde mental

Escolha o ano referente para visualizar os seu respectivos arquivos:

Grupo de Convivência

O Cras vem convidar a todas as mulheres da comunidade Franciscana a fazerem parte do grupo “ O QUE É SER MULHER?” O grupo de Convivência irá ser ministrado pela Assistente Social Elisiane Ziani e a Psicóloga Natacha Mezzomo. As inscrições já podem ser realizadas juntamente ao Cras, de segunda à sexta feira no período integral. Contamos com a participação de você Mulher Franciscana! Idade mínima 18 anos, sem restrições para as demais idades.
VENHA PARTICIPAR!!!!

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

COMDICA

Em parceria com o CRAS Dona Francisca, no último dia 10 de Junho realizou-se a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA.

Equoterapia

" Cavalgando Sonhos "

A Equoterapia “Cavalgando Sonhos” também é outro projeto realizado em parceria com a CAPNE, a Administração Municipal de Dona Francisca, Cras e demais secretarias contando também com a auxílio de voluntários.

Secretaria de Assistência Social

Gabinete da Primeira Dama

Também fazem parte do Cras a Secretaria de Assistência Social com a Secretária Cleuza Onira Friedrich e o Gabinete da Primeira Dama Jueci Reck. Ambos trabalham em conjunto para o bem-estar social da comunidade Franciscana.

Grupo de Convivência

Grupo Terapêutico com crianças

Grupo terapêutico de Convivência realizado com crianças da Escola Municipal Tiradentes na localidade de Trombudo.

Oficinas Culturais

" Música e Capoeira para crianças e adolescentes "

O projeto Cultural do Cras é mais uma proposta inovadora que vem sendo desenvolvida desde Abril de 2014. Esta envolve oficinas de “Música e Capoeira”, onde a musica vem sendo trabalhada com violão e canto, com a participação de 26 alunos e as aulas de Capoeira desenvolvidas no Ginásio da Escola Maria Ilha Baisch, com cerca de 30 alunos. Essas atividades tem como objetivo trazer e incentivar crianças e adolescentes a desenvolver suas habilidades artísticas, bem como resgatar a convivência em grupo, promovendo a interação entre elas e a comunidade, lembrando que esta pratica é de extrema importância para que a criança/adolescente se constitua enquanto sujeito. A responsabilidade pelo desenvolvimento dessas atividades fica a cargo do Monitor Isael Vicente Garlet.

 

Grupo de Convivência

Grupo: " Nutrição e Psicologia "

O grupo de Convivência “Psicologia e Nutrição” é uma proposta de qualidade de vida e saúde que já vem sendo desenvolvida pelo Cras a 4 anos. Tem como objetivos informar e orientar sobre hábitos alimentares e saudáveis, estratégias de reeducação alimentar, discussões sobre aspectos ligados as emoções e alimentações e acompanhamento do peso semanal. Os encontros acontecem semanalmente no Cras às 13 horas nas quartas feiras. Maiores informações junto ao Cras pelo fone: 55 3268 1633

 

Campanha da Agasalho 2015 - Gabinete da Primeira Dama!!