SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEIXA MENSAGEM PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

24 Junho 2020

Professores, servidores da Educação, pais e alunos.

Enfrentamos uma crise com muitas consequências para a sociedade. A chegada da Covid-19 ao Brasil, trouxe muitas mudanças e muitas dúvidas para todos nós. Essas mudanças afetaram nosso modo de vida,  gerando uma verdadeira revolução em nossa maneira de viver.

São momentos duros pelos quais estamos passando, não só em nosso país, mas em todo o mundo, estamos sendo obrigados a nos   adaptarmos a uma nova realidade. Nossas Escolas já estão sem a alegria dos nossos alunos há mais de 100 dias. Tentamos suprir este tempo da   melhor maneira possível.

Os professores foram obrigados a se reinventar no meio dessa confusão. Eles não tiveram apenas que reorganizar sua vida para colocar outras funções dentro do mesmo horário. Os docentes tiveram que aprender, do dia para a noite, a lidar com a tecnologia e fazer dela uma aliada, para que os vínculos entre aluno, professor, escola fossem mantidos.

Vocês pais tiveram que reorganizar suas vidas, pois passaram a ter que acompanhar a rotina escolar de seus filhos de perto. Comparecendo a Escola com mais frequência para busca de atividades, um maior entrosamento com os professores através dos grupos nas redes sociais e a participação na realização das atividades. Sabemos que não estão preparados  para equilibrar o acompanhamento das atividades escolares ao mesmo tempo que precisam lidar com tarefas e preocupações do trabalho e da casa. As rotinas agitadas do dia a dia e a falta de tempo, cederam espaços para os momentos de reflexão e de  mais proximidade de nosso familiares.

Todos tivemos que nos reinventar, nos adaptar. Ainda passamos por momentos de pânico e desespero, o nosso emocional está abalado frente a tudo isso, mas  mesmo em meio a todas essas dificuldades estamos construindo um novo caminho, um novo olhar frente a nossa Educação. Entendemos  que esta nova adaptação  não será perfeita e que todos estão dando o seu melhor nessa nova realidade.  Todos estão se esforçando para dar conta de um jeito de fazer Educação que é remoto e cheio de imprevistos, mas esse é o momento para reforçarmos  os vínculos  entre professores, pais e alunos. Estamos conscientes de  que neste momento a saúde e a segurança de todos são  prioridade.

Os tempos difíceis nos trazem a oportunidade de encontrar força e impulso para ir mais longe, são uma oportunidade de recomeço e mudança para nós.

Estamos  atravessando um tempo de muita incerteza. É uma época diferente. É difícil aceitar esta nova realidade. O Coronavírus mudou completamente a nossa vida, modificando rotinas, trabalhos e sistemas inteiros… Prejudicando desde o maior até o menor. Ninguém está imune nestes momentos de crise.

Presos em casa e dependentes das notícias. Ainda assim fazemos muitas perguntas a respeito do que está acontecendo: Por que tudo isso? O que vai acontecer depois? Quanto tempo mais teremos que esperar? Como vai ficar a escola das crianças? E o meu trabalho?

Sabemos que para muitos esse é um tempo completamente diferente na rotina familiar, vamos aproveitar esse momento da melhor forma possível, vamos aproveitar esse momento mais próximo de nossos filhos, para juntos aprendermos. A vida passa num ritmo tão acelerado que os filhos crescem, os anos passam e, de repente nos damos conta que perdemos muito.

Apesar de toda essa situação e de tudo que estamos enfrentando, não devemos perder a esperança de dias melhores e que tudo isso será superado. Sabemos que não está sendo fácil, mas mesmo separados pelos Vírus, nos mantemos mais unidos, pois tivemos que aprender a conviver separados pelo bem de nossas crianças.

Agradeço o esforço a dedicação e o apoio de cada um, pais, alunos, professores, servidores da Educação e Equipe da Secretaria pelo trabalho que está sendo desenvolvido face a Pandemia e só me resta pedir a Deus que esteja conosco, nos protegendo para que daqui a pouco possamos voltar a nos reencontrar, nos reunir, nos abraçar. E que cada um de nós tenha força e coragem para superar estes momentos.

-Nilza Fiss-

24/06/2020,