Programa Mais Educação inicia sua atividades em Dona Francisca

28 Agosto 2013

A manhã do último dia 19 teve um significado especial para a Educação Municipal de Dona Francisca. Isso porque, foi dado início às atividades do Programa Mais Educação, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Luiz Barchet. O Programa é uma iniciativa do governo federal e visa atender alunos em turno integral oferecendo a estes atividades diversificadas no turno inverso às aulas regulares.

A adesão ao programa aconteceu no município ainda em 2011, onde a secretária municipal de Educação Nilza Fiss Scapin, juntamente com a então diretora da Escola Antonio Luiz Barchet,  Raquel Keisman,  elaboraram o plano de atividades que compreende: futsal, artesanato, brinquedoteca, educação em saúde e acompanhamento pedagógico em letramento e matemática.

O investimento de R$36.249,10 foi disponibilizado diretamente à conta da escola através do Programa Dinheiro Direto na Escola, no final de 2012. Neste ano de 2013 a Secretaria Municipal da Educação, juntamente com a Prefeitura Municipal e a Escola, estiveram trabalhando desde março a para organização e o  funcionamento do programa, uma vez que o mesmo exigiu a contratação de mão de obra especializada, reparos nos espaços onde as atividades irão acontecer, além de todo um planejamento pedagógico do trabalho a ser realizado.

As atividades estão iniciando com um número de 60 alunos, mas a perspectiva é que gradativamente vá aumentando o interesse dos demais alunos pelas atividades e consequentemente a procura dos pais pelas vagas ainda disponíveis, garantiu Nilza. Segundo a coordenadora do programa Mais Educação no município, professora Caroline Spanavello, a possibilidade de atendimento em turno integral aos alunos da Escola Antonio Luiz Barchet representa um passo adiante na educação do povo franciscano, pois sabemos que muitas das dificuldades de aprendizagem e também dos problemas sociais que possam vir a existir no município, poderão ser minimizados com a permanência dos alunos por mais tempo na escola. Além disso, as atividades propostas potencializam a descoberta de novas habilidades e novos talentos entre os alunos. É válido ressaltar o pioneirismo do município franciscano no desenvolvimento das atividades do Programa Mais Educação, pois é o primeiro da região a colocá-lo em efetivo funcionamento, concluiu Caroline.  Participaram da cerimônia que deu início as atividades do programa o Prefeito Municipal Saul Antonio Dal Forno Reck, a Vice Prefeita Maria do Carmo Tronco de Vargas, secretários municipais, pais, alunos, corpo docente e funcionários da Escola e vereadores.