Prestação de Contas das Aplicações e Rentabilidade do Fundo de Previdência Social do Município

Prestação de Contas das Aplicações e Rentabilidade do Fundo de Previdência Social do Município

24 Janeiro 2017

O Fundo de Previdência Social do Município de Dona Francisca vem por meio deste, através do seu Conselho e Comitê de Investimentos, apresentar uma breve prestação de contas de suas aplicações e rendimentos ao longo do ano de 2016.
O montante aplicado em 16 fundos gerou uma maior diversificação dos ativos em relação a períodos passados. Nas palavras dos economistas da Empresa Referência Gestão e Risco, contratada para auxiliar o Comitê de Investimentos e o Conselho a melhor investir os ativos do FPSM, podemos verificar que o RPPS possui MODESTA diversificação tendo como principais investimentos, ativos vinculados aos benchmarks IMA-B, IRF-M 1 e IDKA 2; fazendo uma análise mais profunda na Carteira de investimentos, onde consideramos todos os fundos de investimentos do RPPS e percentuais de alocação, concluímos que a carteira de investimento do mesmo está de acordo com o cenário econômico. Indo de encontro com a estratégia de minimizar os riscos buscando o objetivo mencionado na Política de investimento.

Ainda conforme relatório mensal da Empresa Refeência Gestão e Risco, finalmente, fechando o ano de 2016, observamos que à carteira de investimento do FUNDO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO - DONA FRANCISCA/RS, informamos que os recursos previdenciários deste Regime Próprio de Previdência Social contemplam na maioria aplicações em renda fixa, 98% aproximadamente. A partir do contexto atual de mercado, tal configuração das aplicações apresenta um PERFIL DE RISCO de mercado ADEQUADO, para a renda fixa, com alguma perspectiva de proteção e média volatilidade. Fechando o ano podemos verificar que a rentabilidade acumulada para o ano ficou em R$ 1.374.582,85. Em percentual no ano de 2016 o RPPS apresenta uma rentabilidade acumulada de 17,13% e temos como sua meta atuarial para o mesmo período a rentabilidade desejada de 12,97% (INPC + 6%). O saldo do RPPS em 19/01/2017 é de R$9.383.822,43