Prefeito Saul em Brasília

07 Maio 2014

Na última terça-feira, dia 06/05/2014, o Prefeito de Dona Francisca, Saul Antonio Dal Forno Reck, esteve em Brasília assinando Convênio com a FUNASA no Ministério da Saúde/PAC II, o qual prevê a reestruturação de todo o Sistema de Abastecimento de Água – SAA da cidade de Dona Francisca/RS. O objetivo do referido do Convênio é reformar o SAA viabilizando a manutenção desse abastecimento.

Implantando novos reservatórios, reduzindo-se assim o tempo de funcionamento da Estação de Tratamento de Água – ETA e o redimensionamento da rede de distribuição, otimizando a operação do sistema e proporcionando uso constante da água em toda a abrangência da área urbana. Com recursos que superam R$ 2.500.000,00 será possível sanar problemas do atual SAA, o qual encontra-se com sua captação bastante precária e sujeita às oscilações significativas do Rio Jacuí, a produção da ETA é constantemente prejudicada existência de filtros ineficientes, os mecanismos da adutora de água tratada são de amianto e apresentam problemas de vazamento frequentes, atuamos com carência de reservatório e de leitos de secagem para desidratação do lodo da ETA, além da existência de rede de distribuição com trechos sem dimensionamento adequado.