Plano de Saneamento Básico e Audiência Pública

26 Junho 2018

No ano de 2017, o Município de Dona Francisca foi selecionado para participar, através do Termo de Execução Descentralizada firmado entre a UFRGS e a FUNASA, da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Esse documento é imprescindível para que o Município consiga, junto ao Governo Federal, recursos financeiros para investimentos na área da saúde, objetivando uma maior qualidade de vida aos munícipes.

A partir de agosto de 2017, os comitês, formados por funcionários e membros da sociedade civil do Município, foram desafiados a elaborar, junto da população, e através da mobilização de 13 setores/regiões do Município, tanto na área urbana quanto na rural, um plano capaz de diagnosticar, traçar objetivos e por fim propor metas e ações capazes de resolver os problemas/dificuldades nos quatro eixos do saneamento: Abastecimento de água, Coleta e tratamento de resíduos sólidos e do esgoto sanitário e, ainda manejo e gestão das águas pluviais.

A elaboração do PMSB se dividiu em duas fases: a de diagnóstico e, posterior a isso, no momento da escolha de quais ações propostas pelos comitês juntamente com a equipe técnica da UFRGS seriam prioritárias para solucionar os problemas levantados e existentes no Município. Salientamos que a participação da população foi essencial em ambas as fases.

Assim sendo, e contando mais uma vez com a colaboração dos Munícipes, a Administração Municipal convida toda a população a participar da

AUDIÊNCIA PÚBLICA para apreciação e aprovação final do Plano Municipal de Saneamento Básico, que ocorrerá na SEXTA-FEIRA dia 29 de junho de 2018, as 14:00 horas no Clube Franciscano.