MUNICÍPIO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

11 março 2020

Na tarde de terça-feira, 10 de março de 2020, o Prefeito Municipal, Edalleo Dalla Nora, assinou o DECRETRO DE SITUAÇÃO  DE  EMERGÊNCIA devido à estiagem que assola o Munícipio.

A decisão aconteceu após uma reunião do Prefeito com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, sendo composto pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Baú; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João de Pelegrin Garlet;  Engenheiro Agrônomo da Camnpal, José Mário Tagliapietra; Engenheiro Agrônomo da Emater, Paulo Maffini; Representante da Inspetoria Veterinária, Ilma Schürer e a Secretária Municipal de Administração e Planejamento, Laura Hermes.

A decisão leva em conta os baixos índices pluviométricos dos últimos meses. A estiagem que o município vem enfrentando, se agrava a cada dia, ocorrendo casos em que há falta de água para o consumo humano e animal, onde as fontes, açudes, bebedouros e arroios estão com seus reservatórios abaixo do nível e até secos.

São registrados prejuízos nas culturas de soja, milho, feijão, tabaco e arroz. A seca também afetou seriamente as pastagens diminuindo a produção de leite e consequentemente o peso no gado de corte.

A iniciativa da prefeitura visa a facilitar o recebimento de recursos e, assim, amenizar os problemas dos agricultores, ajudando também na renegociação de suas dívidas.

Para acessar o Decreto Oficial, clique no link disponível:  http://www.donafrancisca.rs.gov.br/arqs/4570.pdf