FORMATURA DE JUDÔ DA EMEF ANTONIO LUIZ BARCHET

19 Dezembro 2019

Na manhã de quarta-feira, dia 18 de dezembro de 2019, aconteceu no ginásio da EMEF Antonio Luiz Barchet, a formatura das turmas de JUDÔ.

Na ocasião esteve presente Secretária Municipal de Educação, Nilza Fiss, Diretora, Professores, Pais e alunos.

Também acompanhou a formação, a Professora Aglaia Pavani, 6º grau de faixa preta, Coordenadora do Projeto Mãos Dadas e Professora da Atleta Olímpica Maria Portela. Aglaia é a mulher mais graduada do Judô de ligas do RS.

O projeto BUSCHIDO/ Mãos Dadas, acontece na escola a 4 anos. A grande contribuição que as aulas de judô oferecem é o acréscimo da disciplina de formação oriental. Todas as ações começam e terminan com o “REI” a saudação de demostração de respeito pelo companheiro.

Alguns anos atrás a UNESCO, fez umas pesquisa mundial e encontrou no judô a melhor atividade de formação entre 4 e 21 anos de idade. Nesta mesma pesquisa o comitê olímpico internacional elegeu o judô como atividade física mais completa entre todos os esportes.

Neste ano, as aulas na escola EMEF Antonio Luiz Barchet, foram ministradas pelo Professor Tarlei Garcês e coordenado pelo Professor Luiz Pavani.

O projeto BUSCHIDO/ Mãos Dadas, acontece a 25 anos na região central do estado e atualmente atende cerca de 1.250 alunos, sendo que desses 130 somente em Dona Francisca.

A sede do projeto é localizada em Santa Maria e o mesmo é mantido pelo investimento  da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.