Formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2017/2018

25 Junho 2018

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo até o final do terceiro ano do Ensino fundamental” (a partir de 2018 já houve uma modificação ficando estabelecido que a alfabetização deva ocorrer até o segundo ano). Desde a sua implantação, pela primeira vez o PNAIC, volta seu olhar para outros níveis de ensino, Educação Infantil e Anos Finais do Ensino Fundamental- alunos participantes do Novo Mais Educação.

A importância do PNAIC vem de encontro com a necessidade de formação de professores, que durante os encontros socializam os conhecimentos e informações já adquiridas bem como estudos prolongados dos materiais propostos para as formações.

O PNAIC encerrou sua formação no dia 18 de junho, com a palestra “Cooperação e Cidadania: Crendo nos Signos Humanos no Espaço Escolar” – Professor Rodrigo Smolareck. O curso totalizou cem horas de formação, cujo foco foi a socialização de práticas pedagógicas, construção de jogos e materiais de apoio. Secretaria Municipal de Educação, promovendo formação continuada e buscando sempre uma Educação de qualidade.

Formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2017/2018