Festa Nossa Senhora dos Navegantes "Padroeira do Município de Dona Francisca"

04 Fevereiro 2020

Quando se vive a Festa dos Navegantes em Dona Francisca, afloram inúmeros sentimentos: devoção, fé, agradecimentos por graças alcançadas, pedidos pela intercessão de Nossa Senhora,  inspirações, sonhos, desejos, vontades, cheiros, lembranças..., enfim, é a Festa da Padroeira do Município.

A Festa dos Navegantes também conta com farta gastronomia. Na semana que antecede os festejos a cidade pode sentir no ar o cheiro da dedicação dos festeiros e sua equipe. Aquele leitão assado com um tempero especial dá sabor à festa e vêm acompanhado pelos pães, cucas italianas, bolachas do tempo da vovó e,  e claro, do tradicionalíssimo risoto franciscano entre outras guloseimas.

Os festejos de 2020 não foram diferentes. Iniciaram com tríduo na Igreja Matriz São José nos dias 30 de janeiro até 1º de fevereiro. O dia primeiro de fevereiro foi marcado também pela tradicional procissão luminosa, que partiu da Igreja às 20:30 horas até o Porto do Rio Jacuí e contou com a presença de milhares de pessoas. Durante o percurso três paradas convidaram os fiéis a refletir em especial sobre a importância da família. A 1ª parada ocorreu no Monumento da Família do Beato Mártir Adílio Daronch onde a família Pesarico/Barbieri (Eduardo, Meri e filhos André e Eduarda) representaram todas as famílias do mundo. A 2ª parada foi desenvolvida na frente da Secretaria de Cultura onde a Primeira Princesa do Município, Jamile Gabriele de Deus Cargnin, representou Nossa Senhora. A última parada de reflexão ocorreu no Monumento de Nossa Senhora dos Navegantes, também no Parque Histórico Obaldino Benjamin Tessele e Nossa Senhora foi representada pela jovem senhora Taís Rampelotto. Na sequência, os fiéis em procissão se dirigiram ao Porto do Rio Jacuí propriamente dito onde ocorreu a bênção das Velas e São Braz, Benção das Águas e apresentação de Nossa Senhora dos Navegantes navegando sobre as águas do Rio Jacuí. Um show de fogos de artifício, que contou com a participação de Bruno Morim, iluminou o céu quando Nossa Senhora dos Navegantes se aproximava do Porto, no barco conduzido por Luiz Carlos Santilhano e seu filho Gustavo. Após a Procissão Luminosa, nas imediações do Salão da União ocorreu uma quermesse  com venda de lanches e boa copa. O local transformou-se numa verdadeira  confraternização.

A Procissão Pluvial também tradicional aconteceu na manhã do dia 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes.  A imagem de Nossa Senhora chegou pelas águas do Rio Jacuí até o Porto, acompanhada por devotos em suas embarcações (participação especial de franciscanos, faxinalenses e agudenses ) e foram recepcionados pelo Pe. Luiz Carlos Leite e pelos demais fiéis que em procissão levaram a imagem até a Igreja Matriz São José para a celebração. O Coral Vozes do Vale animou a missa. Após, um almoço festivo no Ginásio de Esportes Cinquentenário encerrou as festividades.

Os festejos alusivos à padroeira do município foram organizados pela Paróquia São José, através do Pároco Pe. Luiz Carlos Leite, Conselho Paroquial, Equipe Litúrgica e pela Administração Municipal em especial pelas Secretarias Municipais da Cultura e Turismo(Rosa Christina Kittel e Rosa da Rosa), Obras e Urbanismo (Milton Inácio da Silva e Eloi Sari) e Agricultura e Meio Ambiente (Álvaro do Couto Rampelotto).