Coleta Seletiva tem data para começar no Município

03 Janeiro 2018

Coleta Seletiva em Dona Francisca tem data para começar

Atenção munícipes:

Inicia no dia 08 de janeiro de 2018, a coleta Seletiva em todo o município de Dona Francisca.

Atentem para os dias de coleta que sofreram alterações para melhor atender a todos:

NA CIDADE:

• SEGUNDAS E QUINTAS- FEIRAS -  será realizada a coleta de resíduos não recicláveis e orgânicos;
  • QUARTAS-FEIRAS – coleta dos resíduos recicláveis;

NO INTERIOR:

• Na primeira e terceira TERÇAS-FEIRAS do mês – será coletado os resíduos separados por embalagens; (resíduos recicláveis de resíduos não-recicláveis);

O caminhão passa sempre no mesmo dia e horário. Leve seu lixo até a lixeira apenas próximo ao horário da coleta, para evitar que animais espalhem o lixo pelas ruas.

Dúvidas que possam surgir, entrem em contato com as ACS e PIM de sua área, assim como com as secretarias municipais do município, através do fone: (55) 3268-1133 e através de ouvidoria@donafrancisca.rs.gov.br

COMO SEPARAR O RESÍDUO DOMÉSTICO:

RESÍDUOS ORGÂNICOS:

• Restos de alimentos;
  • Cascas de frutas, legumes e ovos;
  • Flores, caules, folhas de árvores e hortaliças;
  • Sacos de chás e cafés, erva-mate e pó de café;

RESÍDUOS NÃO-RECICLÁVEIS (OU REJEITOS);

• Resíduos de banheiro (papel higiênico, fraldas descartáveis, toalha de papel, preservativos, absorventes femininos, ...);
  • Guardanapos sujos, fio dental, canudinho, esponja de aço, panos velhos, palitos, embalagens plásticas sujas de sangue (carnes, peixes);
  • Bitucas de cigarro;

RESÍDUOS RECICLÁVEIS:

• Papéis (papelão, jornais, revistas, cadernos, ...);
  • Embalagens tipo longa vida devidamente lavados (caixas de leite, leite condensado, creme de leite, ...);
  • Metais (alumínios, bronze, cobre, sucata de ferro, panelas, fios e correntes, ...);
  • Plásticos (copos descartáveis, sacos, sacolas, garrafas, tubos de PVC, brinquedos, vasilhames de produtos de higiene e limpeza, ...);
  • Vidros (copos, potes, jarros, frascos de perfumes, garrafas, vasilhames de produto de limpeza, ...);

COMO APROVEITAR SEU RESÍDUO ORGÂNICO:

Uma das formas de contribuir com o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas é reciclar os resíduos orgânicos domésticos transformando-os em adubo orgânico. Qualquer um pode fazer!!! Esse tipo de atitude consciente contribui para reduzir a montanha de lixo nos aterros sanitários.

1. Deposite todo o lixo orgânico acumulado em sua casa em um recipiente que tenha furos ou um espaço de terra no quintal. (Restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, ovos, flores, caules, folhas de árvores, hortaliças, etc.)
  2. Em seguida, tampe com uma lona ou telha para apressar a decomposição e evitar a presença de moscas.
  3. Em poucas semanas o material estará pronto para ser ministrado na terra.
  4. Vai apresentar uma coloração marrom café e cheiro de terra.
  5. Depois de pronto, o composto já pode ser misturado na terra do jardim, horta e plantas.

A coleta Seletiva é realização da Administração Municipal de Dona francisca com a participação e colaboração de todos os munícipes.

RESÍDUOS ESPECIAIS: Pilhas, baterias, lâmpadas, fluorescentes, eletroeletrônicos (peças de celular, computador, calculadora, etc), embalagens de agrotóxicos, pneus - Devem ser descartados nos pontos de coleta dos ESTABELICIMENTOS QUE COMERCIALIZAM ESSES PRODUTOS.

RESÍDUOS ELETRÔNICOS: Notebooks, computadores e seus componentes, aparelhos de fax, fios e cabos, CDs, DVDs, disquetes, videogames, aparelhos de DVD, som, videocassetes, televisões, telefones, brinquedos eletrônicos, calculadoras, eletrodomésticos, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, ar-condicionado, celulares e carregadores. Devem ser descartados na Secretaria Municipal de agricultura e Meio Ambiente.

RESÍDUOS DE SAÚDE: Seringas, gaze, algodão, remédios vencidos – Devem ser levados até o Posto de Saúde.

ÓLEOS EM GERAL: Óleo de cozinha, óleo de motor, graxas – Devem ser reservados em recipientes e trazidos até a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo da prefeitura. Panos sujos e recipientes desses produtos igualmente devem ser separados dos demais resíduos.