Apresentação do Plano de Coleta Seletiva para 2018

01 Dezembro 2017

No dia 28 de novembro de 2017, pela manhã, estiveram reunidos no Clube Franciscano, o Comitê Municipal de Coordenação para Gestão de Resíduos Sólidos – CMCGRS, o Prefeito Municipal Carlos Albino Segabinazzi Martini, Secretários Municipais, Agentes de Saúde, Equipe Primeira Infância Melhor – PIM, Professores e Alunos da rede municipal e estadual de Ensino do Município, Equipe de coletores de Resíduos do município, juntamente com graduandas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, que realizam o Projeto Renove Jr – Soluções Ambientais, voltado à questão dos Resíduos Sólidos.

A administração Municipal sabe da importância da realização da Coleta Seletiva no município e da necessidade de toda a população estar engajada nessa nova fase para a conscientização de um melhoramento ambiental, social e financeiro.

Em uma breve apresentação, foi lançada a cartilha com informações acerca da importância da implantação da Coleta Seletiva, dos prejuízos gerados caso não se dê a destinação correta aos resíduos, da maneira correta de segregar cada tipo de resíduo, de como aproveitar o resíduo orgânico através de composteiras individuais, e a entrega voluntária de materiais especiais, eletrônicos, de saúde e óleos em geral.

Os próximos passos serão de divulgação nas escolas do município, nas comunidades, e individualmente em cada casa através das Agentes Comunitárias de Saúde e funcionárias do PIM.

A efetiva implantação se dará em janeiro de 2018, sendo que, na cidade, os resíduos não recicláveis (rejeito) e o orgânico serão coletados nas segundas e quintas-feiras pela manhã; nas quartas-feiras será recolhido o resíduo reciclável; já no interior, os dias de coleta serão na primeira e terceira terças-feiras do mês, quando serão recolhidos todos os resíduos devidamente separados por embalagem.

A título de informação sobre o destino final dos resíduos sólidos: Todo o lixo produzido no município, hoje vai para um aterro sanitário em Santa Maria/RS. O município tem um gasto médio de R$ 12 mil reais/mês com a coleta, transporte e destinação final, sendo que, se conseguirmos diminuir o volume de resíduos produzido, haverá a diminuição no custo mensal, bem como os danos ao meio ambiente. Como solução imediata, a sugestão é que cada família aproveite os resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de frutas e vegetais principalmente) em composteiras que promovem a transformação desses resíduos em adubo, e deixe de enviar esse “lixo bom” ao aterro. Outra informação importante é que nesse aterro sanitário existe um centro de triagem, ou seja, se separarmos o que pode ser reciclado ou reaproveitado (garrafas PET, embalagens tetra pak, vidros, papel limpo, metais, plásticos, etc.) do que é rejeito (papel higiênico, papel toalha, embalagens de carne, etc.), estaremos facilitando a separação desses materiais que serão transformados em novas embalagens, evitando assim a retirada de matéria prima do meio ambiente como árvores, metais, petróleo, etc.

O Comitê Municipal de Coordenação para Gestão de Resíduos Sólidos – CMCGRS sabe da dificuldade que será, tentar mudar hábitos e conceitos, mas conta com o apoio da Administração Municipal e de todos os Munícipes, afinal, esse projeto é para o bem de todos. Acreditamos nos 5Rs da sustentabilidade: Repensar: É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte; Reduzir: Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade; Recusar: Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Reutilizar: Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens; e, Reciclar: Ao reciclar qualquer produto se reduz o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.