Amostra de Risoto entre Comunidades sob um novo olhar

16 Agosto 2017

Dentre as programações da 35ª Semana do Município de Dona Francisca, a VIII Amostra de Risoto entre Comunidades, mais uma vez mostrou-se um evento consolidado e de alta relevância cultural e gastronômica.

A Administração Municipal Carlos Albino Martini e Edaleo Dalla Nora, visando à economicidade e o bem estar dos “risoteiros”, criaram um espaço próprio para a amostra. Trata-se de um pavilhão rústico, coberto com telhas e com iluminação adequada, medindo 7 x 18 metros, no Parque Histórico Municipal Obaldino Benjamin Tessele. Outra inovação trazida pela VIII Amostra de Risoto foi o fim da gratuidade da mesma. Com um valor simbólico de R$2,00 por prato de risoto, foi possível a arrecadação de R$ 2.780,00 reais, cujo valor foi investido na aquisição de três panelões de centro e trinta e cinco litros cada um e doze conchas tamanho industrial. As próximas edições seguirão a linha apresentada, ou seja, toda a arrecadação será revertida para aquisição de material necessário para a estruturação do evento com materiais próprios. Até o momento, as comunidades forneciam os panelões para a amostra.

Salienta-se também a importância desse evento pelo cunho comunitário que carrega. É um momento ímpar de unidade, onde o povo franciscano é representado pelos líderes comunitários que mostram seu jeito especial de ser e de receber, mas, sobretudo, seu jeito único de doar-se, de fazer a diferença, mostrando seus saberes, seus sabores e valores.

A VIII Amostra de risoto contou com a participação das seguintes comunidades: Linha Ávila, Sanga Funda, Trombudo Católico e Evangélico, Formoso Católico e Evangélico, Cerro dos Dambrós, Linha do Soturno. Ainda pela participação do Grupo da 3ª Idade, Círculo da Amizade e por uma equipe residente na Linha Grande.

A todos os participantes, a Administração Municipal agradece de forma especial, reconhecendo de público seu trabalho, dedicação e doação para o sucesso da VIII Amostra de Risoto entre Comunidades.